Negociação Cognitiva e tomada de decisão.

30/10/2017 às 16:55:25

Quando falamos em Negociação nos dias de hoje, basicamente falamos de acordo. As partes envolvidas em uma negociação buscam ter suas demandas atendidas, porém, isso não implica que a outra parte tenha que perder para que outra atinja seu objetivo. Segundo Alto, et. al (2009), negociação é o processo dinâmico por meio do qual duas partes buscam um acordo mutuamente satisfatório, em que cada parte procura obter um grau ótimo de satisfação. Portanto, a Negociação que hoje é primordialmente concebida como um processo de Relacionamento, estabelece como pré-requisito a percepção de que estamos construindo uma relação de ganha ? ganha.

Analisando o processo de negociação percebemos que sua dinâmica caminha para um objetivo comum, a possibilidade de alcançar um cenário, um conjunto de condições necessárias para a consecução de processos que como um todo representam a possibilidade de continuidade da existência da organização. Assim, vemos o processo de Negociação como uma etapa inerente a outro processo, o de ?Tomada de Decisão?. Dentro dessa dinâmica, alcançar uma ?Tomada de Decisão? define o objetivo e fim em si do processo de Negociação, ou seja, é escolher entre opções alternativas, construídas e consolidadas na relação estabelecida dentro do processo de negociação.

 As etapas do processo de Negociação são diretamente influenciadas por 3 elementos que condicionam os processos: Informação, tempo e poder. Informação é a base de conhecimento que possuímos acerca da outra parte, enquanto que Tempo é o período disponibilizado para resolução do conflito, enquanto que poder é a definição de pesos que faz com que o relacionamento e a condução da negociação por consequência, seja direcionada para um lado ou outro.

Conhecer e compreender as etapas do processo de Negociação, significa gerenciar os três vértices   apresentados para criação de soluções firmes, robustas, que fundamentem uma solução de ganha ? ganha.

As premissas do processo de Negociação em linhas gerais está aqui estabelecida, porém, hoje a complexidade das relações comerciais, dos acordos empresariais, além é claro da variedade de condições e recursos, faz com que esse processo evolua e crie a necessidade de uma sistemática para sua execução, daí vem a Negociação Cognitiva, cujos preceitos gerais são os mesmos da Negociação até aqui estabelecidos, a grande diferenciação estará na inclusão de um conjunto de etapas e ferramentas que formatará um processo complexo embasado por áreas do conhecimento como a Inteligência Emocional e a Gestão do Conhecimento.



Gladium Gestão de Pesoas

EDUARDO ROCHA

Assine nossa Newsletter

Enviando...

Grupo Gladium

Nossa solução, seu resultado.

+55 61 2626 2710

contato@grupogladium.com.br

SBS Quadra 01, Bloco K, Salas 1208 e 1209
Asa Sul, Brasília

Gestão de Pessoas

Navegue pela página de Gestão de Pessoas e conheça as soluções desenvolvidas pela Gladium.

Home

Soluções

Artigos

Conheça

A Gladium desenvolve soluções para a gestão de sua empresa.

Gladium Tecnologia

Gladium Marketing

Gladium Gestão RH

Contato

Enviando...

Desenvolvido com muito por nós mesmos.